Um Passeio pela História da Maçonaria na Baixada Fluminense. - ARLS União Barão do Pilar N° 21

10/03/2016 17:39

    Quando eu criei esse site foi com o intuito de apresentar um pouco da história da Maçonaria em nosso solo, sendo assim, penso eu que todas as Lojas Brasileiras que existem ou existiram fazem parte dos anais de nossa Ordem. Parte desse projeto contará a história de nossa Augusta Ordem na Baixada Fluminense, e aproveitando ensejo do aniversário de 20 anos de minha Loja, eu escrevi e proferi um discurso sobre a mesma do qual foi apresentado ontem (09/03/2016) em nossa comemoração, que transcreverei abaixo na integra. Espero que Gostem!

    Diferente dos outros anos do qual os Mestres pediam para os aprendizes e companheiros dissertarem sobre a figura de Jose Pedro da Mota Saião, primeiro e único Barão do Pilar, abordaremos como tema A Loja União Barão do Pilar, mesmo porque a biografia de Mota Saião é quase escassa, sabendo-se apenas que o mesmo foi integrante de algumas Ordens como a Imperial Ordem do Cruzeiro, Imperial Ordem de Cristo, Imperial Ordem da Rosa e Ordem militar de Cristo. No mais, foi o dono da casa que posteriormente a Princesa Isabel morou. Mas e a Barão? Começaremos agora!

    Segundo relados de nosso amado Irmão Carlos Antônio Ribeiro Rodrigues, 1° Venerável Mestre da Loja em questão, mais conhecido como Carlão, A União Barão do Pilar surgiu em um cenário emergente da Maçonaria Fluminense. A nossa Loja Coirmã, Cavaleiros do Oriente Do Lote XV estava em uma época muito boa, funcionamento a pleno vapor, repleta de membros. Então, resolveram fundar mais uma Loja, para o Engrandecimento de nossa Potência em uma das mais importantes freguesias que já existiu no estado do Rio de Janeiro, ou seja, o Bairro do pilar! Que em um passado Grandioso tinha porto a margem do Rio Iguaçu e era também uma importante rota do ouro. A Barão (Abreviatura carinhosa para nossa Augusta Loja) foi fundada em 08/03/1996 e inicialmente funcionou no templo da Cavaleiros do Oriente do Lote XV na rua Neves Garcia também no Lote XV, mas pensando no lugar almejado, os Irmãos se esforçaram e compraram um terreno no importante Bairro que deu nome a Loja. Com o passar dos anos a Loja passou por diversos Lugares, tais como, Rocha Miranda, Figueira e Parque Lafaeite, esses dois últimos, ambos na cidade de Duque de Caxias. Hoje estamos próximo ao Bairro do Pilar, e mais uma vez dividindo o espaço com a Cavaleiros no Lote XV.            

    Nossa Loja além do Carlão já apresentado como nosso Primeiro Venerável, a Barão teve em suas fileiras nomes de peso como o Irmão Magalhães, que organizou nosso primeiro Jantar Ritualístico do qual a renda foi revertida para a confecção de nosso Estandarte, que se encontram nas dependência da Loja até os dias de Hoje. O Irmãos Alomar de Mendonça, Maurício Paula dos Santos, Célio Augusto Marques, Carlos Henrique Trindade e muitos outros deixaram sua marca na História.

    Pilar como já foi apresentado é um bairro, mas como nome, caiu como uma Luva em nossa Loja, já que a mesma é considerada por muitos como um Pilar da Maçonaria na Baixada. Sua história era digna da narrativa de Shakespeare, com aventura, personagens destemidos e infelizmente o que ele era expert, dramas, ocasionados por algumas cisões, do qual nenhuma Loja está livre já que os Irmãos são Livres pensadores e tendem a discordar, mas uma das principais características da Barão é fazer das cinzas novas labaredas, dispostas a queimar em nome da Arte Real.           

    No final das contas eu vou contar quem é a Barão! Eu sou a Barão! Você é a barão! Cada um que Ensinou ou aprendeu nessa oficina carrega parte dela. A Barão não foi construída com tijolos e cimento, e sim com suor e sangue sobre fundação em um ideal de Estudo e Caridade. Nós membros da Barão Estamos prontos a espalhar o fogo realizador de seus Ideais. E no final das contas, se você procura uma Loja com um Misto de Seriedade e Descontração, Estudo, amizade e uma Janta Gostosa... Seja Bem vindo a Barão do Pilar!

Fontes 

  • Entrevista com o amado Irmão Carlos Antônio Ribeiro Rodrigues, 1° Venerável Mestre da ARLS União Barão do Pilar N°21;
  • Página do Bairro Pilar no Facebook (2016) - https://www.facebook.com/profile.php?id=100006584172355&fref=ts

Voltar

Tópico: Um Passeio pela História da Maçonaria na Baixada Fluminense. - ARLS União Barão do Pilar N° 21

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Contato

Maçonaria Tupiniquim

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!