Tronco de Beneficência – Carência real Vs. Necessidades supérfluas

02/01/2017 14:52

Em muitas confrarias existe um fundo especial para ajuda monetária de seus membros e familiares, não sendo diferente na maçonaria. Muitos Irmãos vão falar de suas origens, desde a fantasia de um tronco oco passado aos templários para ajuda aos necessitados a algo tangível como uma caixa destinada a guardar dinheiro em prol dos Irmãos e necessitados.

Caixa de madeira com finalidade de guardar fundos, datado do ano de 1670 pertenceu a  Lodge of Aberden feita provavelmente pelo pai do Reverendo James Anderson. Disponível em: https://www.facebook.com/GrandLodgeScotland/. Acesso em Janeiro de 2017.

O fato é que desde que se tem documentado a existência da maçonaria, é registrado a existência de um fundo para auxílio, tendo o mesmo funcionado como empréstimo a Irmãos em necessidade através de notas promissórias a doações para calamidades públicas.

Mas a finalidade desse texto não é investigar sua origem, nem traçar uma linha temporal destacando as grandes Obras que tem feito esse fundo especial através dos anos. Existem alguns Irmãos que pregam que a ajuda deve ser feita primeiro a um membro de nossa Fraternidade em dificuldade do que a qualquer outra pessoa. Então confeccionei este pequeno ensaio com o intuito de convidar os Irmãos a refletirem profundamente sobre o assunto, se questionando se as suas prestações do carro, a conta do telefone, a TV a cabo ou qualquer outra necessidade supérflua é mais importante do que alguém com fome. Antes de pedir ajuda a sua Loja, reflita!

Voltar

Tópico: Tronco de Beneficência – Carência real Vs. Necessidades supérfluas

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Contato

Maçonaria Tupiniquim

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!