Loja de Mesa (Banquete Ritualístico)

17/04/2016 17:16

Olá meus Irmãos, leitores e simpáticos a ordem maçônica. Eu, como qualquer ser humano tenho uma lista de importâncias e prioridades em minha vida, que começa com minha família, depois a maçonaria e em seguida, emparelhado, vem a comida. Agora convido vocês a imaginarem quão foi minha felicidade ao descobrir que existe Loja de Mesa (também conhecida como Jantar ou Banquete Ritualístico).
O Irmão Kennyo Ismail (2011), em matéria sobre o mesmo assunto nos esclarece que "Já no século XVIII, com o surgimento das primeiras Grandes Lojas, as Lojas de Mesa começaram a seguir regras rígidas, principalmente no tocante ao álcool. É claro que, para o cidadão do século XVIII e meados de XIX, isso foi um grande desestímulo. Apesar dessa época de 'lei seca', quase reinante na Maçonaria do Século XVIII e que ainda persiste em muitos países, esse importante costume foi mantido e observado por diferentes Corpos Maçônicos. Um destaque é a Cerimônia de Endoenças do Capítulo Rosa-Cruz do Rito Escocês." e conclui "O maior problema das Lojas brasileiras que desejam realizar um Banquete Ritualístico é a ausência de rituais e manuais oficiais fornecidos pelas Obediências, o que faz com que os banquetes difiram muito entre as Lojas. A Loja de Mesa é um excelente modo para uma Loja comemorar alguma data especial de maneira diferente. Seja com álcool ou não, defenda essa ideia."
 
Essa cerimônia está presente desde os primórdios de nossa Augusta Ordem aqui no Brasil, como pode ser constatado no Ritual da Loja Comercio e Artes, Jurisdicionada ao GOB de 1833. Vale ressaltar que neste mesmo Ritual não faz menção alguma a diferenciar Aprendizes, Companheiros e Mestres quanto ao serviço a ser efetuado. Diferente do que ocorre hoje na maioria dos Rituais.
 
Eu sou um entusiasta quanto a essa cerimônia (Muitos outros irmãos também), logo, incentivo a todas as lojas que tenham estrutura para tal. No final das contas, acho que a mensagem dessa cerimônia é colocar no intimo de cada participante a dividir o pão com seu Irmão e com o próximo.
 
Bibliografia
 
  • Site No Esquadro - http://www.noesquadro.com.br/2011/08/banquete-ritualistico-loja-de-mesa.html

Voltar

Tópico: Loja de Mesa (Banquete Ritualístico)

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Contato

Maçonaria Tupiniquim

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!