José Joaquim Maia Barbalho (1757 - 1788)

29/05/2015 23:06

    Para iniciar esse ciclo de biografias de personalidades que influenciaram na história do Brasil, vou fazer falar de um rapazola que tinha um grande espírito libertário e genuinamente Brasileiro, que deu um pontapé inicial para a Inconfidência mineira. José Joaquim Maia, também conhecido pelo seu pseudônimo Vendek, que usou para contatar Secretamente Thomas Jefferson que ná época era embaixador dos EUA na França, cursou medicina em coimba do ano de 1782 à 1785 que depois de graduado se tranferiu para a Universidade de Montpellier, onde obteve o Diploma de Doutor em maio de 1787.
    Nosso Jovem Doutor que estava inconformado com a soberania Portuguesa no solo Brasileiro, pretendia com outros Brasileiros conseguir apoio internacional para a libertação do Brasil do julgo Português e ficou muito conhecido pelas famosas três correspondências a Thomas Jefferson, do qual se destacou a que dizia "Senhor eu nasci no Brasil. Vós ignorais a terrível escravidão que faz gemer nossa pátria. Cada dia se torna mais insuportável o nosso estado depois da vossa independência". Jefferson respondeu que era improvável que os EUA oferecesse apoio a revolução que Maia pretendia, mas que se conseguisse êxito despertaria interesse na na potência Americana. Alguns autores chegam a afirmar que o embaixador americano aceitou ajudar, mas que impôs condições como garantias de pagamentos referentes as despesas demandadas para o apoio e também garantia de compras futuras dos produtos de seu País.
    
    Quando Jose Alves Maciel e Domingos Vidal Barbosa que eram companheiros de Maia se preparavam para voltar ao Brasil para levar a mensagem da revolução aos Tupiniquins incorfomados, o Jovem libertador Brasileiro veio a falecer antes de tomar conhecimento da Inconfidência Mineira, que foi a fagulha da Liberdade neste País. 
 
 
Bibliografia
 
  • CRUZ, Sergio. Movimento Estudantil: um grande aliado de Tiradentes, 2011. Site Hora do povo - http://www.horadopovo.com.br/2011/abril/2951-20-04-2011/P8/pag8b.htm;
  • SALGADO, João Vinícius. GUSMÃO, Sebastião. KAHN, Jean Luc. MAITROT Daniel. Brasileiros estudantes de medicina em Montpellier no século XVIII - Site Sociedade Brasileira de História da Medicina http://sbhm.webnode.com.br/news/brasileiros-estudantes-de-medicina-em-montpellier-no-seculo-xviii/.
 

Voltar

Tópico: José Joaquim Maia Barbalho (1757 - 1788)

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Contato

Maçonaria Tupiniquim

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!