Assombração no Templo Maçônico

31/10/2016 19:11

O dia 31 de outubro é mundialmente conhecido como o Halloween, ou dia das bruxas como falamos aqui no Brasil (Não estamos discutindo se falar disso é ou não valorizar a cultura nacional), e para provar que não é apenas o povo Tupiniquim que gosta de uma boa estória, trarei agora um Causo da terra do tio Sam. Nosso Irmão E. C. Ballard (2014), em seu texto “Os Fantasmas da Maçonaria: Lojas Assombradas” conta vários casos estranhos do qual retirou da internet, mas hoje, abordaremos apenas a curiosa história envolvendo o Detroit Masonic Temple , ou seja, o mais importante e suntuoso Templo Maçônico da cidade de  Detroit, do qual transcreverei agora em Livre Tradução.

Lançamento da Pedra Fundamental do Detroit Masonic Temple

Imagem Disponível em:http://www.themasonic.com/aboutus.php 

“Parece que o impressionante templo maçônico de Detroit, do qual dizem ser o maior do mundo, não é apenas assombrado por problemas econômicos. Construído em 1912 por George D. Mason, o Detroit Masonic Temple tem mais de 1.000 quartos, várias escadarias secretas, passagens escondidas, e compartimentos ocultos nos vários andares. O Irmão Mason (Esse George era tão fera que já veio com Mason no nome) se arriscou demais com o financiamento da construção do edifício, e, eventualmente, faliu e em razão disso sua esposa o deixou. Terrivelmente deprimido com suas circunstâncias pessoais e financeiras, Mason pulou para a morte do telhado do templo. Os guardas de segurança afirmam ver o seu fantasma por esses dias (Halloween), subindo os degraus até o telhado. O templo gigantesco tem pontos frios, sombras inexplicáveis, e bater portas, além de ser conhecido por intimidar os visitantes com a estranha sensação de estar sendo observado. Os problemas financeiros associados a este edifício mantiveram-se com ele e continuam a assombrar os maçons de Detroit. A construção parece ter herdado os atributos do homem que a construiu.”

The Detroit Masonic Temple 

Imagem Disponível em:http://www.themasonic.com/index.php

A história acima seria interessantíssima se não fosse uma falácia, afinal George D. Mason morreu em sua cama aos 92 anos de idade, como retratou o Blog Michigan In Pictures em uma nota, após vários leitores terem reclamado sobre o mesmo texto que também foi publicado lá em outubro de 2012. Opa, então quer dizer que Ballard não escreveu o texto? Exato! Conforme explicado na introdução deste post, ele reunia uma coletânea de textos envolvendo Lojas e templos de forma a não tentar provar cientificamente a existência de fantasmas e atividades paranormais, mas a refletir sobre a vida após a morte e questões espirituais. O texto original foi publicado no site Awesome Mitten também em outubro de 2012.

The Detroit Masonic Temple 

Imagem disponível em:https://michpics.wordpress.com/2012/10/24/michigans-most-haunted-detroit-masonic-temple/

O Irmão Ballard, mesmo sendo Ph.D. em folclore e costumes populares da Universidade da Pensilvânia, errou ao copiar um texto pronto e apenas alterou uns “Mr” (Senhor) por ”Bro” (Irmão), não referenciou ou fez qualquer coisa do tipo (falou apenas que está oferecendo uma amostragem de relatos feitos na mídia a respeito de Lojas Maçônicas Assombradas), assim como muitos Irmãos Brasileiros o fazem todos os dias. Para encaroçar de vez o angu, mesmo deixando claro que o trabalho em questão não era de cunho científico, não custava nada verificar se a estória tinha o mínimo de veracidade.

A moral deste post é destacar a importância da constante investigação da verdade, independente do título acadêmico do locutor. Acredito que o atributo verdade é essencial a todos os seres humanos, mas primordialmente dever do Maçom.

Referências

  • Blog The Hedge Mason. Disponível em : http://hedgemason.blogspot.com.br/2014/09/the-ghosts-of-freemasonry-haunted-lodges.html. Acesso em Outubro de 2016.
  • Blog Michigan In Pictures. Disponível em :https://michpics.wordpress.com/2012/10/24/michigans-most-haunted-detroit-masonic-temple. Acesso em Outubro de 2016.
  • Blog Awesome Mitten, Disponível em: http://www.awesomemitten.com/ten-haunted-places-in-michigan. Acesso em Outubro de 2016.

Voltar

Tópico: Assombração no Templo Maçônico

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário

Contato

Maçonaria Tupiniquim

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuito

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!